Desvendando o Design Thinking

Desvendando o Design Thinking

Índice

1. O que é design Thinking
2. Processo
3. Ferramentas
3.1 – Bussines Model Canvas (BMC)
3.2 – Value Proposition Canvas (VPC)
4. Integração com Gerenciamento de Projetos
5. Quem utiliza

1.O que é Design Thinking

Design Thinking (DT) é um conjunto de métodos e ferramentas que realizam a análise de um “problema” com a ótica com que os Designers fazem. Utilizando este modo de pensar de como o cliente espera o Produto e o que agrega mais valor a ele.

Definição do Wikipedia:

“Design Thinking é o conjunto de métodos e processos para abordar problemas, relacionados à aquisição de informações, análise de conhecimento e propostas de soluções. Como uma abordagem, é considerada a capacidade para combinar empatia em um contexto de um problema, de forma a colocar as pessoas no centro do desenvolvimento de um projeto; criatividade para geração de soluções e razão para analisar e adaptar as soluções para o contexto. Adotado por indivíduos e organizações, principalmente no mundo dos negócios, bem como em engenharia e design contemporâneo, o design thinking tem visto sua influência crescer entre diversas disciplinas na atualidade, como uma forma de abordar e solucionar problemas. Sua principal premissa é que, ao entender os métodos e processos que designers usam ao criar soluções, indivíduos e organizações seriam mais capazes de se conectar e revigorar seus processos de criação a fim de elevar o nível de inovação.
Assim, ao utilizar métodos e processos utilizados por designers, o design thinking busca diversos ângulos e perspectivas para solução de problemas, priorizando o trabalho colaborativo em equipes multidisciplinares em busca de soluções inovadoras. Dessa forma, busca-se “mapear a cultura, os contextos, as experiências pessoais e os processos na vida dos indivíduos para ganhar uma visão mais completa e assim, melhor identificar as barreiras e gerar alternativas para transpô-las” . Para que tal ocorra, O Design Thinking propõe que um novo olhar seja adotado ao se endereçar problemas complexos, um ponto de vista mais empático que permita colocar as pessoas no centro do desenvolvimento de um projeto e gerar resultados que são mais desejáveis para elas, mas que ao mesmo tempo financeiramente interessantes e tecnicamente possíveis de serem transformados em realidade.”

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Design_thinking

2.Processo

O DT tem como base de seu processo 4 grandes fases Onde estas fases estão contidas no inicio de um entendimento de um “problema”:

Imersão

Este estudo começa com a fase de Imersão, onde é identificado e estudado o problema em alto nivel e realizado um Benchmarking para mapear e alinhar o que o mercado está fazendo para tratar o problema. Após isto é realido um Briefing de todas informações existentes até o momento.

• Análise e Sintese

Está fase é onde se aprofunda mais no tema e um estudo maior sobre o histórico do “problema”. Uma ferranemta muito utilizada no Design Thinking é o Bussines Model Canvas(BMC), ele é um modelo em branco onde se coloca Post-its de acordo com os campos definidos, este Canvas é utilizado do inicio ao fim do Processo e ele é atualizado de acordo com a necessidade do processo.

• Ideação

A fase de Ideação é onde é realizado um refinamento do Canvas BMC com outro Canvas chamado Value Proprosition Canvas (VPC), focado em 2 fatores o VPC trata a segmentação do cliente e seu Valor Agregado. Fazendo um estudo nas Dores(Pains) Ganhos(Gains) e Trabalhos(Jobs) através de um brainmstorming todos levantam este estudo para poder sugerir boas idéias de como resolver o problema, sugerindo Serviços e Produtos que atuem direto nas principais Dores e atinjam os ganhos esperados pelo cliente.

• Prototipação

Encerrando o processo vem a fase de prototipação, onde toda sua idéia se materializa, porem diferente do que todos imaginam é possivel construir Prótótipos com um Lapis e um papel A4, basta reunir todos os dados processados de forma com que o seu produto ou serviço tenha sentido e represente o que a sua solução vai implicar no problema principal e representar o valor agregado que trará para seu cliente.

Com isso feito basta apresentar o protótipo e com os comentarios e criticas feitas pelo seu cliente refinar sua solução para que atenda as necessidades e agregue valor para o mesmo.

 

 

 

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